Captown Records LOGO.png
space.png

 

#01 ESTÚDIO VIRTUAL

 A Evolução Na Maneira De Fazer E Compor Música 

 

 

O experimentalismo musical associado às diversas formas de tecnologia ou mesmo a intervenção dos meios tecnológicos no mundo da música, criam possibilidades para o surgimento de um universo sonoro ímpar em relação ao modo tradicional de fazer e compor música. A evolução musical e as áreas que se relacionam diretamente com a música formam um novo campo de aprendizagem. Esse post visa expor benefícios relacionados a ferramentas tecnológicas em função da criação e produção musical. Pois, o uso de softwares e instrumentos virtuais vem a incentivar e facilitar a produção entre pessoas com ou sem conhecimento específico na área musical.

 

 

01.jpg

 

Vivemos em uma época em que a música se encontra cada vez mais imersa em um oceano de possibilidades, no que diz respeito a sua aprendizagem, criação, reprodução e propagação difusora. Em um âmbito geral, independente da finalidade, o seu acesso está cada vez mais fácil e múltiplo de escolha, e isso se deve a uma forte aliança, o envolvimento dos meios e aparatos tecnológicos no mundo musical. Entretanto ainda podemos identificar alguns obstáculos. No que se refere à produção, os custos ainda são elevados e muitos músicos não possuem acesso a um estúdio de gravação profissional.

 

Os meios tecnológicos, principalmente os digitais, facilitaram ou modificaram essa realidade?

 

O uso de tecnologia ligada à música se refere a qualquer tipo de dispositivo eletrônico, analógico ou digital, que sirvam de auxílio ao meio musical.  O surgimento da informática contribuiu imensuravelmente para alavancar essa evolução, abrindo um leque de novos recursos.  Pois em dias atuais existem equipamentos que nos possibilitam produzir uma música completa apenas pressionando alguns botões.

 

 

35784744_949122991915553_1376770952351711232_n.jpg

 

Uma produção profissional feita em estúdio de gravação, onde as instalações físicas e equipamentos são destinados a essa finalidade, ainda é um mercado inacessível a muitos artistas, principalmente para aqueles que estão em início de carreira, buscando e batalhando por meios de ter seu trabalho em mãos. Pois os gastos são elevados quando há a necessidade da contratação de músicos, e quando se tem que pagar por tempo de gravação, mixagem e masterização. O Estúdio Virtual possuí uma ampla caixa de ferramentas: softwares para gravação e edição de áudio, simuladores de instrumentos musicais, sintetizadores, processadores de som,  efeitos e amplificadores. Ele surge então como uma opção significante, é possível dar início a produção com menos recurso. Mesmo pessoas quais não tenham uma aptidão relevante relacionada à música, ou mais especificadamente à composição, através dele  é possível desenvolver o interesse pelo assunto e motivar a realização. Tendo uma ideia inicial, a pessoa pode construir um arranjo e transformá-lo em formato de áudio contendo em sua estrutura qualquer instrumento que imaginar, e tudo isso em sua casa com seu computador. Falo aqui de um trabalho de demonstração, ou até mesmo a música final para lançamento, onde a ideia inicial, aquela que é recebida no momento da criação, pode ser registrada e amadurecida dia após dia, até chegar a uma sonoridade ideal.

 

 

 

Dj's e Beatmakers são provas reais de que essas tecnologias fazem sentido e realmente funcionam, pois eles estão surgindo cada vez mais pelo mundo inteiro, e seus trabalhos vem sendo disseminados por todos os lugares: nos grandes festivais de música eletrônica, nas bandas dos mais diversos estilos, nos filmes, novelas, seriados,  televisão em geral, rádio e internet. 

 

 

35807845_949117071916145_4044201928161230848_n.jpg

 

Sem propósito nenhum de substituição, o Estúdio Virtual só vem a acrescentar, pois o músico sempre vai ter o seu importantíssimo e insubstituível lugar, assim como as salas para gravação de instrumentos reais. Esse auxiliar tecnológico é uma inclusão no mundo musical de grandeza somatória que deve ser explorado incessantemente, pois através de toda essa variedade contemporânea que vem surgindo, esse conjunto de ferramentas só vêm a ajudar principalmente na pré-produção de uma obra musical que envolve vários músicos e instrumentos diferentes, solucionando problemas que muitas vezes são encontrados na hora da produção final. Você cria a ideia, monta a estrutura, constrói o arranjo, exporta o arquivo de áudio (Demo) e distribui para as pessoas que irão fazer parte do trabalho. Isso, gera experiência tanto para o produtor que já está ouvindo e planejando a música antes de ser gravada, quanto para os instrumentistas e intérpretes que podem ouvir a pré-produção e estudar suas linhas para a execução na hora da gravação final em estúdio.

 

Imagem 04.jpg

Os músicos ficam felizes. O Engenheiro de Som agradece. E o Produtor Musical termina o trabalho satisfeito.

 

Agiliza o processo. Ganha-se tempo!

 

29595061_903509606476892_4461992717882157182_n.jpg

Autor: 

Uiliam Rafael da Silva

 

Produtor Musical /Fonográfico